5/21/2013

Já falei pra vc, a minha solidão não é triste


Hoje eu vi meu coração! Eu vi!
E sei que ele está estraçalhado. Não quero antecipar, não quero me perder nessa confusão que enevoa o meu redor
Vc sabe o quanto vc é pra mim
 Dizendo coisas que só as estrelas algum dia, talvez, irão revelar
Eu sinto isso.  E me sinto bem nesse lugar e esta é a minha verdade, agora
Me sinto sozinho, mas não sozinho
Já falei pra vc, a minha solidão não é triste
Não sei como explicar isso, mas minha solidão é alegre.
Eu sinto a energia tua, do teu irmão, da tua irmã e, a maior de todas, desse amor que não cala nunca nesse peito estropiado
ela está arrumando o meu casaco! – não sabes o efeito que isso teve em mim.
Minha vida quase voltou – e isso nunca vai acabar.
Depois de todas essas besteiras que aconteceram tenho certeza absoluta
aquela criatura é parte de mim.
Eu quero continuar a viver, saiba disso.
Aqui e em outros lugares
Essa força dela me complica, então vou deixar pra falar outro dia
Meu pai já foi, minha mãe já foi,
Tua avó já foi e teu avô já foi
Restam agora poucas linhas para a gente dissertar
E eu me vejo tanto nas suas palavras guardadas
 E me atormenta notar isso e não conseguir te mostrar
Que depois de ter (ver) teu peito aberto, deem o nome que derem, essa é uma dádiva não revelada
Quem pode dizer quem é quem?
Minha vida toda,
a única coisa que vai sobrar é um caixão, as mãos tortas e as marcas boas que, porventura, deixou no chão
E assim vamos levando porque o gaiteiro tá tocando e o baile continua.
A vida é assim, cheia desses mistérios  e jamais competirá ao ser humano julgar
Não consigo me desvencilhar daquelas madeixas...
E isso não vai me levar a nada
Mas é tão mais forte que eu
 Uma força que foi transferida pra vc, pra ele e pra ela. É o que fica.
 Eu senti que vc escreveu,
É o que eu sei fazer nesta vida.
Às vezes eu me encho (da força, da lembrança) daquele teu bisavô
Com aquele bigode,
Um pouquinho interpretador da sabedoria
Aquele bisavô seu, ele foi um sábio
É o que eu quero pra vc: Sabedoria, fé, perseverança nos seus objetivos.
Nunca te condenei por nada que fez na vida,
Sempre tirei sabedoria do que vc fez. Te amo.
Esse dia, pra mim, é irreconstituível.

*******
Ele falava sem parar, balbuciando, às vezes, suas histórias que também são um pouco minhas e que me enchem de um sentimento de impotência diante dos dias que passam inabaláveis diante das dores e do que quer que seja. Já os vi desmoronar diante do espelho em que eu estava; toda uma história que parecia tão bonita mostrar as suas outras cores e traços. Laços esfarelando, amores desgastados, filhotes desgarrados.  E quanto mais o tempo passa, cavoca em mim essa vontade de saber o que não sei – sobre nós, apenas isso.
Um simples conserto de um casaco velho que voltou. Os trocados que saíram de um bolso vazio, a impossibilidade de levantar os pés
Um começo de conversa com voz forte que termina acabrunhada, banhada em lágrimas de saudade do abraço que foi negado.
Exatamente por quem tinha o menor direito de negar!
Fiquei com um gosto de adeus por todo o rosto. Não queria desligar, mas também já não sabia mais nem como ouvir... uma dor, assim, tão pungente, tira do eixo. 

Nenhum comentário: