12/14/2011

Meu dia acabou de um jeito inesperadamente lúdico e cheio de saudade. Pego taxi no mercado e reconheço os primeiros acordes da música caipira que tá tocando. O senhor ia desligar o som e peço que não, deixa Tonico e Tinoco cantar, moço!. Ele se surpreendeu:
- juventude não gosta desse tipo de música, disse.
- É, seu moço, não sou tããão moça quanto aparento e ouvi muito, provavelmente este mesmo disco.
 Ouvi emocionada "Chico Mineiro", canção que é das minhas primeiras lembranças. Lembro de ouvir meus avós cantando pela casa, o disco rolando solto também no bar. Lembro de eu, criança, chorando porque essa e outras músicas eram tão tristes ( Menino da Porteira, Longa Estrada da Vida, enfim... essas músicas caipiras que foram as primeiras que escutei. E, algumas, é impressionante como sou capaz de, mais de 30 anos depois, lembrar de minha vozinha cantando pela casa... eu lembro do som se espalhando pela casa....isso é... deixa pra lá.
O taxista me pergunta:
- E cabocla Teresa, vc conhece também?
- Lembro do nome, mas acho que não sei cantar, não!
Não???!!! Foi só começar a letra, depois daquela clássica parte falada do começo, e não é que saí cantando tudo junto (Há tempo eu fiz um ranchinho Pra minha cabocla morá/Pois era ali nosso ninho/Bem longe deste lugar). E, de novo, aquela sensação de estar na casa da minha vozinha tomou conta e cantei tudo junto, mais ou menos porque, numa boa, são muitas emoções que vêm à tona. Tonico e Tinoco é foda! Coração de quem ouviu isso primeiro, não consegue mesmo se contentar com qualquer coisa depois!
Conversamos então sobre como a música brasileira é linda e poderosa! como a música caipira é o nosso blues e como é uma sonoridade sofrida, conta histórias doloridas.
Entrou um acorde gauchesco que também reconheci imediatamente: "tropeiro velho porque tanta tristeza...."
O motorista pediu se eu tinha um tempo pra ouvir uma música que é bem a vida dele. Claro que sim!
E coloca uma música dos Farrapos que não conhecia, mas de letra igualmente linda sobre uma linda história de amor que não acabou quando os cabelos ficaram brancos... Ah, esse ritmo gauchesco que foi o primeiro que dancei, ao som da gaita ao vivo no meio da casa...

Ah cara, é por isso que eu sou assim, uma romântica incurável, nostálgica.
Da música caipira pra gauchesca terminei meu dia como não esperava depois da pilha que ele foi. Cheia das boas lembranças que acesso sempre que preciso ficar forte.
Não achei vídeo e como queria Tonico e Tinoco vai esse link:
http://www.youtube.com/watch?v=xb4tvRqnEgA&feature=related


Nenhum comentário: