7/28/2011

Mordida 1: Um convite à felicidade!



Tem bandas que se esforçam para soar alto astral. Outras, simplesmente o são! Com tamanha naturalidade que sua sonoridade se torna, organicamente, irresistível. Basta ouvir e se deixar levar pelo som. Pode ser um timbre, uma palavra, uma frase, um "riff", o jeito de cantar ou tocar... Com a Banda Mordida, de Curitiba, é bem assim! Precisei menos de duas audições para me sentir apaixonada por “Mordida 1”, o primeiro álbum da banda, que já tem outros seis títulos na mochila.

No percurso iniciado em 2003, a Mordida conseguiu firmar uma personalidade muito própria, que se alimenta de referências 60’s e 80’s, com ecos notáveis de fontes nacionais, combinadas com bom gosto e informação musical às matrizes estrangeiras. Da primeira à última faixa, a Banda oferece um passeio, bastante pessoal, pelo vasto rol das possibilidades abertas pelo rock pop contemporânea. Tudo com a maturidade de quem jamais quis o retorno rápido e esquecível.

Mordida sempre procurou um outro caminho – o seu próprio. Ao ouvir esse disco, o que já era evidente ficou mais óbvio: a Mordida encontrou a sonoridade que tem o seu jeito. No miolo das músicas, ainda mais fortes dessa vez, letras que falam da vida a dois, do cotidiano de relações felizes, com uma leveza inebriante, que em nada soa forçada ou "fake". A sensação gostosa de ouvir essas canções vem da organicidade e originalidade que unem, com naturalidade, as 11 faixas deste “Mordida 1”.

Rockabilly, electro rock, sintetizadores, rock gaúcho, jovem guarda, soul, barulhinhos, climas retrô, sopros, harmônicas, assobios, citações e referências locais. Tem tudo nesse disco: os ensinamentos Mutantes e toda inspiração que vem dos anos 60, 70, 80, 90, 00. Tem ainda o tempero discreto do sotaque gaúcho, que segue no jeitão com um quê de deboche de Paulo de Nadal cantar. A gente vai de um estilo a outro, de um ambiente musical para o outro, conectados por vinhetas, latidos e sons da cidade. Tudo muito sutil e bem colocado. É um conjunto que traz, na essência, a força de uma autêntica obra rock, com pegada pop, regada a momentos que são convites irresistíveis pra sair rodando pelo salão.

O álbum abre com a irresistível “Free Connection”. Segue no mesmo pique com “Borboletas da Estação”, que traz aquele teclado que imprimiu uma das primeiras marcas da banda. Depois, ele foi ganhando a companhia dos sopros e de todo um outro universo de sons, em arranjos que formam o novo mundo no qual a banda curitibana se revela – e nos conquista!

Se no EP anterior não tinha uma faixa sequer para ‘pular’, este álbum veio igual, só que com mais músicas. Quanto mais ouço, mais forte as canções ficam – e mais difícil de destacar uma única entre tantas de passagens de beleza ímpar, como “União Estável”, “Dia Comum”, Previsível”, “Aline” e “Workaholic”.

Com uma harmônica aqui, assobios ali, referências “nossas” acolá, e os sopros bordando o disco todo, a Banda Mordida atingiu um novo patamar, não só em sua trajetória, mas também dentro do cenário da música brasileira.

... e quando eu achei que eles já tinham feito tudo que podiam, veio ‘Seu Gambato’ (“Aline”) quase no finalzinho, com seu clima psicodélico... daí ferrou, o player já volta automaticamente para a primeira faixa e quando me dou conta já tô dançando ao som de Free Connection” outra vez!

Adriane Perin

MORDIDA lança seu primeiro álbum

Banda curitibana apresenta “Mordida 1” em festa no Jokers

MORDIDA, banda de rock autoral formada por Paulo de Nadal, Zé Ivan, Luiz Bodachne e Ivan Rodrigues, lança o disco “Mordida 1“ na próxima quhttp://www.blogger.com/img/blank.gifarta-feira (3/8), no Jokers Pub Café. Para a festa de lançamento, o grupo preparou um show especial com o repertório do novo álbum, com início às 21h.

“Mordida 1” é o primeiro long play que traz uma produção minunciosa dos quatro rapazes, junto a músicos convidados. O disco promete uma evolução natural do trabalho do grupo, que já tem seis EP’s virtuais lançados. Quem comparecer à festa do Jokers, levará gratuitamente o cd para casa. O material também estará disponível para compra e/ou download no site da banda: www.mordida.art.br

Lançamento “Mordida 1”
Quarta-feira, 3/8/2011
A partir das 20h – Show às 21h
No Jokers – R. São Francisco, 164
Entrada + Cd a R$ 15,00

4 comentários:

Ivan disse...

êêêêbba! We want Mordida! We want Mordida!

Panda Lemon disse...

Looooooouca pra ouvir mil vezes!!!!

Ivan disse...

eheh. pelo jeito vai ser a maior concentração de ivans da paróqui. rs

Anônimo disse...

hahahaha!

ass. Ivan