11/28/2008

Primeiros passos da caminhada

Jornal do Estado/Bem Paraná

Cia. InSaio encerra neste final de semana a segunda temporada de seu primeiro espetáculo próprio

Adriane Perin

A mais novinha companhia de teatro curitibano, a Cia. InSaio, nasceu em abril passado e seus integrantes já notaram que entre ser parte de um grupo e montar “seu próprio grupo”, estão as muitas mais responsabilidades a serem cumpridas. Neste final de semana, a companhia encerra a segunda temporada do primeiro espetáculo, a comédia O Código Van Gogh, no Teatro Odelair Rodrigues. Uma parceria firmada entre o Espaço 2 e a produção dá direito a ingressos a R$5. Para ganhar o desconto promocional, basta o leitor recortar o selinho a abaixo e apresentar na bilheteria.

“Sentimos a vontade de trabalhar por conta própria porque ambicionávamos fazer nossos próprios projetos sem depender de outras companhias”, comenta Orli Carrara, ator que também ficou com a parte de produção do grupo, cujos integrantes têm em média 5 anos no circuito teatral. No elenco estão Braz Pereira, Eliane Pedroso, Kellyn Bethânia, Vilma Fernandes, Sônia de Oliveira, sob direção de Marcelo Corrêa.
A escolha do texto de Diego Gianni foi feita pelo coletivo. “Todo processo foi: fazendo e aprendendo. Descobrimos coisas novas, aprendemos muito”. A montagem parte do livro de Dan Brown, O Código Da Vinci, mas não só. A versão cinematográfica do livro e vários outros filmes também foram agregados neste trabalho. “É uma comédia que se referencia em filmes como o Guarda -Costas, Titanic, o Naufrago. Damos pinceladas buscando a comédia que existe nestas produções em uma história centrada em um enigma”.

Esta primeira empreitada fez revelações inesperadas. “Nosso primeiro projeto independente revelou algumas dificuldades a serem enfrentadas. As relações ficaram mais fragilizadas e as pessoas mais explícitas em suas dificuldades e idéias”, comenta o ator produtor. “É natural isso, afinal todos nos curtimos mas muitas vezes temos idéias e pensamentos diferentes. O desafio é administrar isso”, comenta. Carrara considera cedo ainda para avaliar se o grupo conseguiu a liberdade que buscava. “Vamos ver na continuidade. Este foi um trabalho desafiador, mas em minha avaliação não atingiu a expectativa que tínhamos. Mas, acho que é questão de tempo para nos acostumarmos com esta nossa nova realidade”, considera. Terminada esta temporada, o pessoal vai conversar para decidir os próximos passos. A empreitada a seguir deve ser o Festival de Curitiba. “É muita informação para assimilarmos, vamos fazer um balanço geral”.

Serviço
Código Van Gogh.Até domingo. Sextas e sábados às 21 horas e domingos às 20h. R$5 (com o selo ao lado) Teatro Odelair Rodrigues (R. Sete de Setembro, 2436).

Nenhum comentário: