10/17/2007

minha horta, meu jardim de cactus: no nosso quintal

A primeira profissão que minha mãe achou que eu seguiria foi a de agrônoma. Quanto comecei a aprender a mexer com a terra na escola, adora mostrar pra ela, quando nos encontrávamos nas férias, as plantinhas e explicar sobre cada parte dela. Alguma coisa lembro vagamente, como eu o fato de que arrancar a raiz não é garantia de que a muda poderá ser usada ou que o mato vai sumir. É que existe uma coisinha chamada coifa, na ponta dela que, se não estou enganada, é a essência de tudo. E se ela ficar no meio da terra o mato nasce novamente. E se cortarmos ela fora a muda não vai vingar. Não sei mais se é isso mesmo, mas nunca esqueci da tal pontinha de raiz que garante a vida. Aquele meu prazer ficou guardado em algum canto da memória e voltou algumas vezes diante do meu deslumbre com as plantas, que sem dúvida são uma das minhas paixões a serem exploradas. É a única situação em que consigo conceber algo próximo do que as pessoas chamam de deus, é quando olho toco e sinto as plantas. Agora mesmo, devia tar saindo pro meu inglês e to aqui encantada com os nosso pés de morangos. Genuínamente nossos: uma muda trazida pela minha mãe que deu os primeiros dois lindos frutos vermelhos outro dia e agora tava carregadinha novamente. Quase caí no choro ao ver que o tempero que plantei, aquele mesmo que tentei tantas vezes em vasinhos em outras casas e nunca vingara – e que nunca sei se é o cominho ou o tomilho, mas acho que é este último - vingou. De uma dessas mudas compradas em mercado mesmo, aquelas que insistiam em secar e morrer na casa azul; aqui está se espalhando.
Não sei definir que tipo de alegria é esta que leva pra longe tudo de ruim que possa estar por perto, que deixa meus dedos pretos de terra, pés igualmente sujos e me arranca da sensação esmagadora dos dias escorrendo entre os dedos. Esse cheiro de terra úmida – que é diferente do de poeira em dia de chuva – que toma conta de mim, parece até que consegue parar o tempo, enquanto empunho a enxada me debatendo com o mato que insiste em ser mais ágil que minhas plantinhas e contra os quais me jogo, arrancando-os pra que as deixem, plantas, frutas, flores, crescerem.
eu sabia que gostava de tudo isso, sempre soube. Mas agora, que estamos na nossa casa, que eu to fazendo uma horta que vai ter até aquelas cerquinhas de madeira, agora que basta abrir a porta da cozinha e ver esse verde se espalhando, e dar cinco passos pra colher o que vai ser servido....tá tudo mais vivo.
E vou fazer também um jardim de cactus, espero que um dia tão lindo quanto o maravilhoso feito pela mãe do igor, que nunca, nunca, esqueci.
sinto que isso tudo vai cada vez mais tomar conta da minha vida. Hoje, vim pra casa a tarde, pra fazer uma entrevista com alguém do Tim Festival. Não rolou.. e daí? Agora vou lavar as mãos e vou pro meu inglês muito melhor do que estava antes de chegar aqui, muito melhor do que estava ontem... pensando na nossa horta e no nosso jardim de cactus... (adri)

Nenhum comentário: