6/06/2006

Novos tinidos que se espalham pela cidade

OAEOZ é atração do último dia da mostra, domingo.

Jornal do Estado hoje

Começa amanhã a segunda edição do festival independente curitibano Tinidos, que vai se espalhar por três lugares este ano. Amanhã, a festa de lançamento será no korova, mas antes tem pocket show na Fnac, com entrada franca, da banda carioca Rock Ted, no lugar da Polar, ao lado de grupos do interior do Estado, da capital, de Brasília e Rio de Janeiro. Os shows completos serão no Motorrad, noite adentro.
Era para ser mais fácil esta segunda edição, mas como a vida de independente exige sempre um plano b na manga, com o Tinidos não está sendo diferente. A programação que segue até domingo não conseguiu um patrocinador e conta com apoios em forma de permutas - e as bandas convidadas de outros lugares estão pagando a viagem. Os apoios ajudaram na estadia dos músicos e aluguel de som. Mas faltam “detalhes” que não interessam para platéia e maioria das bandas, mas deveriam, no mínimo, porque provocam algumas reflexões - e também refletem a falta de incentivo e a tão discutida inexistência de uma política cultural. Não bastasse isso, ainda tem banda local que nem ajuda na divulgação. Mas, não é o caso de chorar as pitangas, pois se assim fosse, não teria Tinidos este ano – e ele taí.
De Umuarama vem a a Superlego, que toca na quinta-feira



“Achamos que por estar maior estaríamos mais sossegados. Mas não foi o que aconteceu, não estamos conseguindo nem pagar as passagens dos grupos convidados”, diz Fernando Souza, da produção.
É impossível negar que isso é sintoma de um retrocesso que agora parece engrossado até por bandas locais cansadas de “vestir a camisa”. “E da iniciativa privada que não vê no meio independente um potencial, não percebe que neste circuito tem um um público fiel e tem trabalhos bem feitos, coisa séria”, pondera Souza. As leis de incentivo, no caso de festivais anuais, se tornam quase inviáveis pelo tempo de trâmite que exigem. “Dá uma desanimada, porque a gente esperava ter patrocínio. Mas, também estávamos preparados para o que está acontecendo, já sabemos como é ser produtor de música aqui”, diz Souza.
Mas, não tem nada não, emenda. O segundo Festival Tinidos já está fazendo a trilha sonora da semana e o som vai rolar na Fnac e no Motorrad até o próximo domingo. O Projeto Tinidos também mantém um site (www.tinidos.com.br), com entrevistas, coberturas de shows e viagens, resenhas, agenda, rádio online e um guia de casas de shows, imprensa, bandas, selos e gravadoras. Somente em 2005, com apenas 6 meses de existência, o Projeto realizou 15 shows. (AP)
Programação Festival Tinidos
Dia 7
a 19h — Pocket-show com Rock Ted (RJ) e coquetel para a imprensa na Fnac (R. Viriato Parigot de Souza, 5000), sempre com entrada franca.
a 22h — Festa de lançamento do festival com discotecagem Tinidos no Korova Bar
Dia 8
a 19h — Pocket-show com a brasiliense Phonopop e debate sobre o rock independente nacional com a participação de Emanuel Moon (Relespública), Fernando Brasil (Phonopop),
Adriane Perin (Jornal do Estado), Getulio Guerra (PrasBandas) na Fnac.
a 23h — Shows: Mordida, Superlego (Umuarama) e Pelebrói Não Sei, no Motorrad Bar (R. Trajano Reis, 418), sempre com ingressos a R$10.
Dia 9
a 19h — Pocket-show com a carioca Moptot e debate com a participação de Marielle Loyola (Cores d´Flores), Abonico Smith (TV Educativa), Álvaro Jr. (Movimento Música Curitibana), Gabriel Marques (Moptop) na Fnac.
a 23h — Shows com Impar (BH), Phonopop, e Os Dissonantes, Motorrad Bar
Dia 10
a 23h — Shows com Imperdíveis (SP), Poléxia e Moptop, no Motorrad Bar
Dia 11
a20h — Shows com Ruído/MM, OAEOZ e Bangalô, no Motorrad Bar

Site do Festival - www.tinidos.com.br/festival

Contato - contato@tinidos.com.br

Nenhum comentário: