3/10/2006

Overmundo nasce ao som dos Índios Eletrônicos em Curitiba

Projeto encabeçado pelo antropólogo Hermano Vianna terá 17 eventos simultâneos em seu lançamento. Em Curitiba a festa é no Retrô


É nesta sexta-feira, 10 de março, o lançamento nacional do portal Overmundo e Curitiba não vai ficar de fora. No Paraná o QG da festa é no Retro Bar, na capital, onde acontece a “intervenção-cerimonial-indígena hit tec” do duo Índios Eletrônicos – lançando os eps Lâmina d’Água e Brados Retumbantes - e a discotecagem de Guga Azevedo e Rafael Trucker. O evento paranaense é um dos 17 que estarão acontecendo simultaneamente pelo Brasil para marcar a entrada no ar do site que tem entre seus “cabeças” o antropólogo Hermano Vianna.
A idéia, que tem patrocínio da Petrobrás e é baseada em conteúdos colaborativos, é um portal que se sustente com informações culturais e comportamentais do Brasil inteiro. Para ser colocado no ar, o Overmundo contou com o trabalho de 27 jornalistas de todo o Brasil (chamados de overmanos e overminas) contratados para produzir o material inicial que viabilizou a existência do portal, desde a última terça-feira, dia do lançamento oficial. No Paraná a jornalista é Adriane Perin.
Criado para ser alimentado pelos próprios usuários, o site exigiu o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas. “Criamos os instrumentos para que a idéia de um endereço efetivamente colaborativo seja uma realidade. Portanto, é uma ferramenta que estamos disponibilizando e não uma revista. Nós queremos ser surpreendidos pelo uso que a comunidade vai fazer”, comenta Vianna. O Overmundo funciona num sistema de votação que deixa para a comunidade a decisão do que vai estar em destaque. As pessoas podem comentar os textos e dicas postadas, que depois irão para uma ‘fila de votação’. Tem também espaço para agenda e um banco de dados com disponibilização de obras.
Índios Eletrônicos, a atração escolhida para a festa do overmundo em Curitiba, é um duo formado por André Ramiro (OAEOZ/ruído mm) e João XXIII (ruído mm). Nascido há menos de um ano no mundo virtual, o duo já tem muito boas notícias e estão está criando uma trilha de boa e rápida repercussão na internet (www.myspace.com/indioseletronicos), com convites inclusive para lançamentos no exterior.
A proposta deles é experimentar e eles não têm medo de mergulhar em seus experimentos, se valendo para isso de duas guitarras conectadas a um número de amplificadores que dependendo do espaço pode variar entre 4 e oito, além de muitos pedais de efeitos. A discotecagem, dividida em dois tempos, terá uma seleção especial de obras brasileiras pouco conhecidas no set de Guga Azevedo que vai se revezar com o Dj Rafael, residente do Retro – parceiro da De Inverno na empreitada de produção da festa.

Serviço:
O que: Festa de Lançamento do portal Overmundo (
www.overmundo.com.br)
Quando: Dia 10 de março a partir das 22h.
Quanto: R$6.
Onde: Retro Bar (R. Trajano Reis, 351).

Nenhum comentário: